É muito comum uma mãe perguntar a um professor de natação em quanto tempo o seu filho vai aprender a nadar e essa resposta é mais complexa do que parece porque ela vai depender do conceito ou idéia que você tem sobre NADAR.
Nadar é uma palavra do latim “natatio” que significa a ação de se deslocar na água por meio de movimentos de braços e pernas, sem tocar o chão e sem o auxílio de materiais.
Isso significa que uma pessoa pode se movimentar na água de diferentes maneiras, ou seja, na nossa cultura, a natação está relacionada aos 4 nados: crawl, costas, peito e borboleta, mas na água podemos explorar uma infinidade de movimentos que vão além desses nados e que contribuem para o desenvolvimento do ser humano de forma global.
Um corpo se “alfabetiza” através do movimento desde o seu nascimento, a descoberta e a exploração do seu corpo são características marcantes nos primeiros anos de vida, seguida da especialização das habilidades conquistadas nas fases anteriores.
Dito isso, os estímulos dados a uma criança dentro ou fora d’água devem estar de acordo com a etapa de desenvolvimento dela e adequada à capacidade de executar cada movimento ou habilidade, ou seja, dependendo da idade essa criança vai estar apta a realizar determinados exercícios, mas a execução deles vai depender das habilidades que ela tem ou das experiências anteriores dela.
Se considerarmos que esse é um processo que vai se aprimorando ao longo da vida e que as habilidades na água assim como as habilidades em qualquer outro esporte necessitam de prática e constância é difícil estabelecer um tempo de aprendizado.
O papel fundamental do professor é saber dar os estímulos adequados a essa criança e de forma lúdica. Vale ressaltar que a criança aprende brincando e para isso usar diferentes estratégias pedagógicas é fundamental para que ela se divirta aprendendo.
Por isso, é importante buscar um profissional qualificado e especializado para que esse processo seja o mais saudável possível.
Além disso, quando estamos imersos na água, na banheira ou na piscina, por exemplo, a água exerce uma pressão sobre o nosso corpo, o que chamamos de empuxo, segundo o Princípio de Arquimedes.
O empuxo é a força que a água exerce sobre todo objeto mergulhado nela na direção vertical e para cima e que atua em todos os pontos desse objeto.
Agora vamos pensar de uma forma mais prática na nossa vida…
Se a água faz uma pressão de baixo para cima, isso significa que se estamos em pé na água, o sangue retorna ao coração mais rápido, pois a água potencializa o retorno venoso, ou seja, a circulação.
Se considerarmos que aprox. 70% do nosso corpo é água, então a água faz uma “massagem” no nosso corpo só de estar dentro dela, não precisa nem se movimentar (Óbvio que se movimentando você vai conquistar mais benefícios).
É por isso que só de estar imerso na água com a água na altura do peito ou pescoço:
✨ O seu corpo desincha (se você tem problema de circulação, é super recomendado!)
✨ Se você tem pressão alta, ela ajuda a baixá-la!
✨ Você tem mais fome e sede (lembre-se que a hidratação é imprescindível, afinal 70% do nosso corpo é água)
✨ Garante um sono mais tranquilo (se o seu filho (a) estiver muito agitado ou com dificuldade de dormir, coloque-o na banheira com água quentinha, diminua a luz, cante uma musiquinha ou faça alguma brincadeira para ele relaxar)
✨ Ajuda na eliminação de gases (caso a criança esteja constipada)
✨Além de criar um ambiente extremamente acolhedor já que o bebê se desenvolveu imerso no líquido amniótico na barriga da mamãe 😊
Quer terapia mais natural do que simplesmente estimular o seu filho (a) na água e conquistar todos esses benefícios?
A natação é o único esporte que pode ser praticado desde bebês até idosos, é também um meio de prevenção de acidentes, já que o afogamento é uma das principais causas de morte acidental no Brasil e no mundo, principalmente entre bebês e crianças.
Então ao invés de perguntar ao professor em quanto tempo seu filho vai aprender determinada habilidade, lembre-se que durante o processo, você estará investindo na saúde e no desenvolvimento global do seu filho (a) e isso não tem duração, é para sempre!