7 dicas para você aproveitar a piscina com seu filho (a)

Confira as 7 dicas para você aproveitar esse momento na piscina com o seu filho (a) com segurança e, o melhor, educando:

  • A melhor forma de se comunicar com uma criança é brincando, então comece brincando na borda da piscina com os materiais que flutuam e que possa molhar a criança (como o da foto). Além de ser uma brincadeira divertida, você estará preparando-o (a) para entrar na água.

 

  • Com os mesmos brinquedos da atividade anterior, crie uma brincadeira de jogar um brinquedo na água e buscá-lo. Se o seu filho (a) não quiser buscar, não tem problema. Mostre para ele que você vai buscar e voltar até que ele sinta a segurança que fazer o mesmo. Não force, respeite o tempo dele de entrar na água!

 

  • Ensine ao seu filho (a) a sentar na borda antes de entrar na água e conte “1, 2, 3 e já”: isso é uma medida de segurança para prepará-lo para entrar na água e explique que na água ele sempre deve entrar acompanhado.

 

  • Se seu filho (a) quiser saltar na água, ensine-o a encaixar os dedos dos pés na borda da piscina e faça a mesma contagem do exercício anterior. Isso previne que ele escorregue no momento do salto e saiba que você deve estar preparado para recebê-lo.

 

  • Não use bóia: é importante seu filho (a) saber das suas habilidades e dos seus limites na água, portanto quando você entrar na água com ele (a), você será o seu “porto seguro”. Faça seu filho (a) ficar dependente de você e não da bóia!

Lembre-se que a bóia não garante a segurança dele, principalmente se ele não está acostumado a usá-la!

     Você pode usar a bóia para atividades específicas, como incentivar o deslocamento na água (bater a perna e/ou mover os braços). Ela deve ser um complemento para brincar na água e não um material exclusivo para isso!

 

  • Jamais deixe seu filho (a) com bóia e sem acompanhamento de um adulto, a bóia dá a falsa sensação de que ele está seguro, porém caso a bóia desinfle ou escape, ele (a) precisará de ajuda e você deve estar próximo para ajudá-lo.

 

  • Não tire o seu filho (a) da piscina: ensine-o (a) a sair dela sozinho (a), além de fortalecer a musculatura, essa é uma medida de segurança.

 

Agora vai curtir a piscina com seu filho (a) e compartilhe com quem você ama ♥️