Quando meu bebê pode começar em aulas de natação?

Essa é uma das perguntas mais recorrentes e, para respondê-la, você precisa entender como a água está inserida na nossa vida.

Quando um bebê está na barriga da mãe, ele está imerso em um líquido amniótico onde se desenvolve por aproximadamente 40 semanas ou no 10º mês lunar (calendário lunar – da Lua).

O cálculo do mês lunar é o seguinte:

1 mês lunar = 4 semanas de 7 dias = 28 dias

Portanto, 10 meses lunares são 280 dias ou 40 semanas. Vale lembrar que o período de gestação varia de pessoa para pessoa, mas esse é o cálculo médio desse período.

Ao nascer, o bebê está em transição do meio aquático (vida intra-uterina no líquido amniótico) ao meio terrestre (vida extra-uterina).

O que significa isso?

Significa que nessa fase de adaptação ou transição, o bebê tem alguns reflexos que o permite nadar, isso não significa que um bebê nada sozinho, são alguns reflexos primitivos que auxiliam na estimulação à água.

O que são reflexos?

Reflexos são movimentos involuntários que servem como base para a aprendizagem de uma determinada habilidade.

Vou destacar alguns que são os principais para a natação, mas temos vários e eles variam de acordo com a idade.

Um estudo realizado por Myrthe McGraw, em 1939, nos permitiu saber que os bebês nascem com o reflexo da natação que dura até aproximadamente os 6 meses de idade ao entrar em contato com a água.

O estudo consistia em segurar o bebê com as duas mãos na altura das costelas e colocá-los na água em posição vertical e sem imersão.

Com isso, automaticamente eles realizavam movimentos rítmicos de braços e pernas semelhantes ao nado.

OBS: os bebês só não nadam sozinhos porque ainda eles não estão fortes o suficiente para se deslocar, mas se são estimulados e a sua musculatura é fortalecida, sim, eles podem nadar nos primeiros anos de vida.

Outro reflexo que temos até aproximadamente os 6 meses de vida se chama reflexo da apnéia quando o bebê realiza o bloqueio respiratório por poucos segundos quando em contato com a água.

O mecanismo do bloqueio respiratório é similar com o da deglutição: quando ingerimos um alimento, nós o mastigamos e, ao momento de engolir, a glote fecha a traquéia para que o alimento vá para o estômago e não aos pulmões e assim começa o processo digestivo.

No caso do reflexo da apnéia para a natação, a glote fecha quando o rosto entra em contato com a água, impedindo que a água passe pela traquéia.

Cuidado!

Esse reflexo dura poucos segundos e é muito importante saber estimulá-lo para que seu filho aprenda a desfrutar a água com prazer, caso contrário você pode até traumatizá-lo.

Quando um bebê pode começar as aulas de natação?

Existem diversas metodologias no mundo relacionadas à natação e o mais importante é que essa escolha faça sentido para você.

Tem alguns países que recomendam estimular um bebê na água quando cai o cordão umbilical, outras que começam as aulas de natação a partir dos 3 meses de vida porque é quando o bebê está com a cervical mais firme, começa a criar seus próprios anticorpos e já está com as principais vacinas tomadas. Até essa idade, os anticorpos são provenientes do leite materno.

Aos 6 meses, o bebê já produz seus próprios anticorpos e seu sistema imunológico já está mais resistente.

Por isso, um bebê pode começar nas aulas de natação aos 3 meses de idade, desde que a piscina seja exclusiva para aulas de natação para bebês e não de uso geral, com tratamento de água e temperatura adequada. Senão eu recomendo que comece a partir dos 6 meses, quando seu sistema imunológico está bem desenvolvido.

Esses dados se tratam de uma média geral de desenvolvimento, é importante consultar seu pediatra para saber como está a imunidade do seu filho e se ele está apto para entrar em uma piscina.

Por outro lado, há vários estímulos que podem ser dados desde o primeiro banho para dar a natural continuidade à conexão desse bebê com a água. Isso vai facilitar a aprendizagem quando ele vai para a piscina.

Caso você queira entender e se aprofundar mais no processo de desenvolvimento do bebê e dar os estímulos adequados na água, inscreva-se no nosso curso on-line “AquaTips: Os segredos de estimular seu bebê na água – do banho até a piscina” em que eu (Taciana Hirota) divido as câmeras com a Sandra Rossi Madormo, diretora técnica do Instituto de Natação Infantil (INATI) para abordar o desenvolvimento do bebê de 0 a 3 anos, o que ele está apto para fazer na água e as diferentes formas de estimulá-lo no banho e na piscina.