Como escolher uma piscina para as aulas de natação do meu filho (a)?

O ambiente adequado para a aprendizagem da natação infantil depende de alguns fatores, como a idade da criança, o clima de onde você mora, o local onde será realizada a aula e a formação do profissional.

Quais são os aspectos mais relevantes na escolha de uma piscina ou do local onde seu filho (a) vai fazer a aula?

  • Tratamento da água: todas as piscinas são tratadas com um percentual mínimo de cloro até mesmo o tratamento com sal ou ozônio. Portanto, essa escolha fica a critério de cada um, o mais importante é que a água esteja com o cloro e pH equilibrados.

Como saber quando o cloro e ph estão equilibrados?

O medidor de cloro e pH é um kit obrigatório para controlar o tratamento da piscina, seja residencial ou pública. Você pode solicitar a medição ao responsável da piscina quando achar necessário.

A relação entre o cloro e o pH da piscina é muito importante já que manter os níveis de pH balanceado é essencial para que o cloro possa atuar melhor e também proteger a pele de quem utiliza a piscina.

O medidor de pH determina a acidez da água em uma escala de 0 a 14 onde de 0 a 6 correspondem a um pH ácido, o 7 um pH neutro e de 8 a 14 um pH alcalino.

O ponto ideal de pH da água em uma piscina é de 7,2 a 7,6 e o cloro deve estar entre 1 a 2 em uma escala de 0 a 5.

Uma água ácida gera irritação na pele, nos olhos e corrói as partes metálicas da piscina. Por outro lado, a água mais alcalina fica turva mais rapidamente e gera irritações na pele, podendo até gerar outras doenças relacionadas – o pH alto também favorece o crescimento de algas.

  • Temperatura ideal da água: depende do clima de onde você mora, mas ela deve estar entre 30º-34ºC para bebês (OBS: Eu me refiro a bebês àqueles que têm até 36 meses de idade) e crianças nos níveis iniciais de aprendizagem (até aprox. 6 a 8 anos de idade). De modo geral, em primavera/verão a piscina deve estar com temperatura entre 30º a 31ºC e em outono e inverno de 33º a 34ºC. Já para as crianças maiores, a temperatura pode variar entre 28º a 30ºC, isso vai depender se a criança está na fase de aperfeiçoamento, condicionamento ou treinamento.
  • Tipo de piscina: a piscina coberta, aquecida e climatizada é a ideal para todas as estações do ano, principalmente se as aulas são para crianças. Se a piscina é descoberta ou com corrente de vento, o clima da onde você mora vai interferir diretamente na frequência e duração das aulas. Além disso, até aproximadamente os 2 anos de idade, as aulas se realizam com o acompanhamento da mãe ou do pai, então a profundidade da piscina deve ser de 1,40m aproximadamente ou onde você consiga tocar o chão da piscina (isso vai depender da sua altura).
  • Duração da aula ou da estimulação: isso depende do da frequência que você vai disponibilizar para a aula, ou seja, quantas vezes por semana a criança participa das aulas de natação. Geralmente até os 2 anos de idade, as aulas ou o tempo de estimulação dura até 30 minutos devido ao nível de atenção do bebê, com uma frequência de 1 a 3 aulas semanais. Acima disso, as aulas podem durar de 15 a 20 minutos. Depois dessa idade, as aulas duram aproximadamente 45 minutos, com uma frequência de 1 a 3 aulas semanais. Acima disso, pode ser 30 minutos diários. Tudo vai depender do tipo de metodologia de ensino que você escolher.

Lembre-se: as aulas de natação e atividades recreativas na piscina não são a mesma coisa: nas aulas são trabalhados objetivos específicos para desenvolver as habilidades aquáticas, já as atividades recreativas nem sempre possuem um objetivo específico. As aulas de natação precisam ter continuidade e constância para que essas habilidades sejam incorporadas.

  • Professor: deve ser graduado em Educação Física e ser especializado em natação para bebês ou infantil porque é necessário conhecimentos muito específicos para trabalhar com essa idade, como por exemplo: desenvolvimento infantil, adaptação à água, sobrevivência, psicologia e comportamento, segurança aquática, etc. Na hora de escolher um professor, assista uma aula dele, veja como ele interage com os seus alunos, pergunte para as mães desses alunos o que elas acham dele. É preciso muita empatia para trabalhar com as crianças na água. Você deve estar seguro e confiante nessa escolha!
  • Metodologia de ensino: há distintos métodos de ensino da natação, eu trabalho com a estimulação aquática que respeita o processo de desenvolvimento psicomotor da criança e dá os estímulos de acordo com a idade e habilidade dela.

Existem alguns métodos que são extremamente traumáticos para a criança, mas isso vou te contar em um próximo post.

E aí? Está pronto para colocar seu filho (a) na natação?