Sua filha sonha em se transformar em sereia?
Quem nunca sonhou em se transformar no seu personagem favorito?
Diferente das princesas, ser sereia é um processo de TRANSFORMAÇÃO porque não é apenas uma fantasia que você coloca na sua filha, ela exige habilidades avançadas na água e isso ela aprende nas aulas de natação!
Confira nossas dicas para que sua filha se TRANSFORME em SEREIA com segurança:
A cauda de sereia é recomendada para crianças a partir de 7 anos e que saiba nadar os 4 nados: crawl, costas, peito e borboleta. Isso porque é a partir dessa idade que uma criança tem maior consciência da movimentação do quadril, habilidade básica para realizar a ondulação.
Na natação, a sequência pedagógica tradicional é que a criança aprenda o crawl, o costas, o peito e, finalmente, o borboleta (isso pode variar de acordo com as habilidades que a criança tenha na água no decorrer da sua vida, mas normalmente essa é a sequência).
Por isso, o primeiro e mais importante requisito é que sua filha participe de aulas de natação regulares, além de ser maior de 7 anos.
Se sua filha deseja se transformar em sereia e não participa de aulas de natação, esse é um bom argumento para que ela se motive a nadar!
A água é um ambiente que requer muitas habilidades para poder se deslocar nela, por isso sua filha deve saber: coordenar a respiração (inspiração, expiração e apnéia), flutuar em decúbito ventral (barriga par baixo), flutuar em decúbito dorsal (barriga para cima), movimentar braços e pernas em distintas posições, ter resistência para buscar objetos no fundo da piscina, nadar sem óculos, etc.
Todas essas habilidades devem ser desenvolvidas por um profissional qualificado.
Aprender a nadar é um processo que deve ser contínuo porque a frequência desses estímulos é o que vai garantir uma boa resistência na água, além do aperfeiçoamento de suas habilidades.
Quando sua filha estiver nadando o borboleta é onde a magia acontece!
É nessa fase que ela vai estar preparada para usar a cauda de sereia com segurança, caso contrário pode ser frustrante!
Acho que o sonho de qualquer criança é se transformar em sereia, mas é muito importante saber escolher uma cauda de sereia para que essa experiência seja segura.
Por isso, deixo algumas dicas:
- A cauda é um material chamado monofin na natação utilizada para fortalecer e melhorar a técnica da ondulação. Portanto, não é um brinquedo, é um material pedagógico utilizado para melhora do nado;
- Recomenda-se que a cauda seja feita de um material flexível e de qualidade para que ela ajude no deslocamento da criança na água. OBS: as caudas que sejam feitas de EVA são extremamente perigosas porque elas fazem os pés da crianças flutuar e não ajudam no deslocamento, ao contrário, é como se a criança tivesse que carregar um objeto flutuante com os pés;
- Certifique-se que as sapatilhas sejam individuais, ou seja, uma para cada pé e de acordo com o tamanho do seu calçado (as sapatilhas variam de acordo com o tamanho do pé da criança) – há algumas marcas que os pés ficam soltos dentro de uma lycra e isso pode causar problemas articulares (tornozelos, joelhos e quadril) na criança, caso ela não consiga encaixar bem o pé para poder realizar o movimento de ondulação;
- A lycra deve ficar justa no corpo da criança, caso contrário ela pode ser um peso no corpo dela o que vai dificultar o seu movimento na água. Além disso, a lycra deve ter uma abertura em ambos lados (cintura e pés) para que não se formem bolhas de ar dentro dela o que vai fazê-la flutuar. Se essas bolhas ficam presas nos pés da criança dentro da cauda, isso vai fazê-la flutuar, sendo extremamente perigoso porque isso vai dificultar a respiração e pode ocorrer acidentes;
- As caudas feitas de silicone são maravilhosas, mas não são recomendadas para nadar porque elas são extremamente pesadas e não ajudam no deslocamento.
A segurança é o mais importante para que sua filha se divirta na água, portanto invista em um material de qualidade!
A cauda de sereia deve ser utilizada com o acompanhamento de um adulto, de preferência um profissional.
Caso sua filha necessite de ajuda para respirar ou mudar de posição, é imprescindível que tenha um adulto para ajudá-la. Lembre-se que se ela estiver debaixo d’água, ela não conseguirá pedir ajuda, por isso você deve estar a postos para qualquer incidente.
A cauda de sereia mantém as pernas unidas, portanto ela deve ser colocada na borda da piscina.
A cauda de sereia foi feita para nadar e não deve ser utilizada fora da piscina porque a única forma dela se deslocar vai ser saltando e isso pode causar acidentes já que os pés estarão unidos pelo monofin. Além disso, pode danificar a lycra e diminuir a vida útil do material.
A cauda de sereia NÃO DEVE ser utilizada em lugares que a água está em movimento: mar, rio, cachoeira, etc.
A cauda de sereia só pode ser utilizada em piscina e de preferência onde a criança possa tocar o fundo dela.
Qualquer lugar onde a água esteja em movimento (mar, rio, cachoeira) é um GRANDE RISCO para a sua segurança, principalmente se a criança não tem um bom domínio do seu corpo na água.
A cauda de sereia mantém as pernas unidas desde a cintura até os pés, ou seja, o deslocamento com ela dentro e fora d’água não é fácil. Portanto, exige muitos cuidados.
Os acidentes mais comum que podem ocorrer com a cauda de sereia são:
- Escorregar na borda da piscina e se machucar;
- Problemas nas articulações: tornozelos, joelhos e quadril que podem ser causados por um produto de má qualidade ou por mal uso;
- Dificuldade em pegar o ar para respirar quando der um mergulho;
- Usar a cauda de sereia em águas abertas – nesse caso há risco de afogamento e até a morte.
Nossos Cases









